O que é tag NFC?

Tags NFC ou etiquetas NFC são circuitos eletrônicos que contêm uma antena e uma pequena quantidade de memória, e começam a se comunicar quando chegam perto, a alguns centímetros, de um dispositivo NFC ativo. O leitor irá se comunicar com a tag, decodificando os sinais e depois sendo solicitado a fazer algo. Algumas tags são regraváveis, de forma que os leitores podem atualizar os dados nela.

As tags, normalmente, atuam no modo NFC passivo e são alimentados por um campo magnético. Quando lido por um leitor NFC, fornecem instruções para um telefone ou para um leitor NFC objetivando fazer alguma ação. Sendo assim, essas tags podem ser usadas por qualquer dispositivo e podem transferir dados ou instruções sobre eles via NFC embutido. A funcionalidade oferecida é semelhante ao que se encontra em telefones, porém no lugar de uma comunicação de duas vias, esta comunicação se dá a partir da tag para o dispositivo receptor.

Construção de uma tag NFC

Tags NFC são construídas anexando-se o chip NFC à uma pequena antena, geralmente feita de alumínio muito fino. Este é fixo a uma base plástica (folha fina de plástico) para mantê-lo em conjunto.

Tipos de tag NFC

Existem quatro tipos básicos de tags, designadas de 1 a 4 onde cada tem um formato e uma capacidade diferente. Esses formatos de tipos de tags NFC são baseadas no padrão ISO14443 tipos A e B (padrão internacional para smartcards sem contato) e Sony FeliCa que estejam em conformidade com a norma ISO 18092 (modo padrão de comunicação passiva).

As definições dos diferentes tipos de tags NFC, são as seguinte:
Tag 1 Tipo: É baseado no padrão ISO14443A, são de leitura e reescrita, onde os usuários podem configurar a tag para se tornar somente leitura. A disponibilidade de memória é de 96 bytes, capaz de armazenar uma URL de um site ou outra pequena quantidade de dados. No entanto, o tamanho da memória é expansível até 2 kbyte . A velocidade de comunicação desta tag NFC é de 106 kbit/s.
Tag 2 Tipo: Também é baseado em ISO14443A, são de leitura e reescrita, onde os usuários podem configurar a tag para se tornar somente leitura. O tamanho básico de memória deste tipo de tag é de apenas 48 bytes, embora possa ser expandida para 2 kbytes e a velocidade de comunicação é de 106 kbit/s.
Tag 3 Tipo: Baseia-se no sistema Sony FeliCa, tem atualmente uma capacidade de memória de 2 kbytes e a velocidade de comunicação de dados de 212 kbit/s. Este tipo de tag NFC é mais aplicável para aplicações complexas, e possui um custo mais elevado.
Tag 4 Tipo: É definida para ser compatível com os padrões ISO14443A e B. Estas tags NFC são pré-configurados na fábrica e podem ser lidas/regraváveis​​, ou somente leitura . A capacidade de memória pode ser de até 32 kbytes e a velocidade de comunicação está entre 106 kbit/s e 424 kbits/s .

Chips NFC

No coração de cada tag NFC, existe um "chip" ou NFC 'IC' (circuito integrado), estes dispositivos eletrônicos armazenam suas informações e controlam a forma como ele pode ser acessado. Existem vários tipos de Chips NFC, cada um com suas características próprias, que variam na quantidade de dados que armazenam, se podem ser feitas somente de leitura ou podem ser reescritas (168), o desempenho do chip e outras características especiais. O maior fator determinante para escolha de uma tag NFC é a quantidade de memória que a mesma contém em seu chip. Seguem abaixo, exemplos de Chips NFC:

Ultralights (UL): Boa para um número de telefone ou URL curta (64 bytes);
Ultralight Cs (ULC): Tem um pouco mais de armazenamento de dados e são boas para uma URL longa ou um cartão de contato pequeno (192 bytes);
Standard 1K: Podem armazenar mais dados para um cartão de contato grande, mas são mais caros (1024 bytes);
NTAG203: Como ULC, mas são um tipo novo de chip com maior responsividade (168 bytes);
Anti-Metal Tags: Pode ser coladas em superfícies metálicas.

Como escolher a tag mais apropriada

Tags NFC podem ser incorporadas em produtos, adesivos, cartões de visitas e pulseiras, por exemplo. A variação de tags se dá em parte pelo tamanho e pela concepção da própria antena, mas também pela construção de camadas de plástico no seu formato e adesivo que fornecem diferentes variações de tag. Quando for necessário adquirir uma tag, além da escolha do chip NFC, a escolha da tag NFC também envolve:
  • Capacidade de armazenamento;
  • Tamanho da antena;
  • Construção (pulseira, chaveiro, adesivo, imã, caneta, etc);
  • Serão usadas no interior ou no exterior do ambiente;
  • Camada opcional para que ele possa ser usado em metal.

Last edited Aug 7, 2014 at 1:06 AM by brmontei, version 13