Como ter uma ideia para uma solução NFC?


Você deve estar se perguntando como ter uma boa ideia para a utilização da tecnologia NFC. Pensando nisso preparamos um passo a passo que o ajudará a obter novas ideias para criações com NFC:


1. É importante que você conheça a tecnologia;
2. E conheça os aspectos relevantes da tecnologia NFC: PRESENÇA, MOMENTO, IDENTIDADE e PERMISSÃO;
3. É de suma importância que você entenda o contexto do seu usuário e, para isso, iremos mostrar exemplos de situações e problemas onde o NFC poderia oferecer uma solução simples e rápida, bem como iremos apontar os pilares NFC presente em cada caso.

Primeira situação

Ellen passa mal enquanto caminha pela rua. Durante o trajeto para o hospital, os paramédicos que a atendem (PRESENÇA) precisam ter acesso aos seus dados pessoais (IDENTIDADE) para avaliar seu histórico médico rapidamente (MOMENTO). Entretanto, eles perceberam que a paciente está sem nenhum documento. Como poderíamos propor uma solução para esse problema?

Problema
Acessar rapidamente o histórico médico.

Solução
E se Ellen estivesse usando uma pulseira com tecnologia NFC, que permitisse acesso as suas informações médicas? Isso com certeza auxiliaria os paramédicos, pois os mesmos poderiam ter rapidamente acesso ao prontuário desse paciente através de um leitor de etiquetas NFC. Desta forma, poderiam agilizar e tornar o atendimento mais eficaz.

Então, uma possível solução para este problema seria: Utilizar etiquetas NFC em pulseiras que permitem acessar informações médicas.

Segunda situação

Joana vai ao supermercado, mas como ela se preocupa muito com sua saúde tem o hábito de olhar de perto as embalagens dos produtos (PRESENÇA) para conferir as calorias e demais valores nutricionais que são importantes para sua decisão de compra (MOMENTO). No entanto, percebeu que este hábito a faz perder muito tempo durante suas compras no supermercado. Ela gostaria que existisse algo que agilizasse esse processo. O que poderíamos propor?

Problema
Perder tempo procurando as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos no supermercado.

Solução
E se todas os expositores ou embalagens do supermercado fossem equipadas com etiquetas NFC? Joana poderia usar seu smartphone para consultar essas informações, comparar os dados de diversos produtos e escolher o que melhor atende as suas necessidades nutricionais.
Note que com um aplicativo deste tipo, que utiliza a tecnologia NFC, não só agilizaríamos o processo de consultas de produtos em supermercados mas também abrimos outras possibilidades que melhoram a experiência de compra. Uma vez que o sistema pode identificar Joana (IDENTIDADE) e lhe fornecer informações como recomendação de produtos similares, receitas, ofertas e até uma dieta mais saudável.

Então, uma possível solução para o problema de Joana seria: Utilizar etiquetas NFC nos expositores de produtos ou até mesmo nas embalagens dos produtos para identificar valores nutricionais dos alimentos.

Terceira situação

Alan está em uma conferência em uma cidade onde nunca esteve antes. Na hora do almoço, resolve ir almoçar em um shopping próximo. Alan para em frente de um restaurante que achou interessante (PRESENÇA), mas como o não conhece teme fazer uma péssima escolha. Ele gostaria que existisse algo que o ajudasse a obter mais informações sobre o restaurante.
O que poderíamos propor?

Problema
Conhecer a qualidade de serviço do restaurante em que se encontra.

Solução
E se todos os restaurantes do shopping tivessem uma etiqueta NFC do lado de fora? Alan poderia consultar informações sobre esse lugar, como os pratos que são servidos, opiniões de outras pessoas sobre a comida e o atendimento recebido nesses estabelecimentos.
Com certeza, Alan poderia encostar o seu smartphone sobre a etiqueta NFC e descobrir tudo sobre esses restaurantes e, com isso, se sentiria mais seguro em escolher um deles para almoçar.

Então, uma possível solução para o problema de John seria: Etiqueta NFC em um smartposter em cada restaurante com informações sobre o estabelecimento.


Vale ainda ressaltar que, em países como o Japão, já é possível conferir a tecnologia NFC sendo utilizada no dia a dia: o sistema de metrô permite que passagens sejam compradas com a aproximação do aparelho de telefone às catracas. Desta forma, objetos comuns do cotidiano transformam-se em "objetos inteligentes", capazes de armazenar e transmitir informações.
E então? Você percebeu o quanto o NFC pode estar presente em vários momentos do seu dia-dia? Basta apenas olhar a sua volta e pensar que tipos de problemas poderiam ser solucionados usando o NFC, perceber como o contexto pode oferecer oportunidades de ideias e soluções.

E agora? O que você está esperando para ter novas ideias usando o NFC? Bom esse seria o nosso quarto passo:


4. Olhar o contexto atual, detectar um problema e introduzir uma solução empregando a tecnologia NFC.

Então, mãos à obra!

Se você quiser saber mais alguns casos de uso para ajudá-lo e inspirá-lo a ter ideias com soluções NFC acesse "O que posso fazer com NFC?".

Last edited Aug 26, 2014 at 2:43 PM by MiltonOnodera, version 9